Violência Contra Criança e Adolescente: Conhecendo Para Prevenir

Docente: Jacqueline Micali

Apresentação:

A violência doméstica, contra crianças e adolescentes, acompanha a trajetória humana, desde os mais antigos registros. Todavia foi somente no século xx que a problemática desse contexto, começou a ser estudada, a partir de um novo olhar sobre a infância e juventude.
Como esse novo prisma, os estudos, conhecimentos e intervenções sobre essa forma de violência, vem sendo ampliado e sua gravidade reconhecida. Sendo um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural especifico como pode estar no imaginário de muitos.
Estudar as formas de violência, entender como as mesmas ocorrem e as alternativas de intervenção, são essenciais para profissionais e estudantes de diversas áreas que trabalham com crianças e adolescentes por dois motivos em especial: primeiro pelo sofrimento indescritível que causa a suas vítimas, em grande parte silenciosa, segundo por ser comprovado que as violências domesticas, que inclui desde a negligencia até a violência sexual, podem impedir o bom desenvolvimento físico e mental, refletindo no comportamento das crianças e adolescentes que são submetidas a diversos tipos de privações e sofrimento físico e psicológico. Esse conjunto de fatores, denominado como maus tratos, em sua grande maioria ocorrem dentro da própria casa das vítimas ou por alguém bem próximo.

Objetivo:

O curso tem como objetivo, fornecer subsídios teóricos e práticos para alunos e profissionais, sobre a violência doméstica contra criança e adolescente, assim como as formas de intervenção e acompanhamento previstas em lei.

Público Alvo:

Profissionais e Estudantes da área de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e demais interessados acerca do tema, como educadores e outros que atuam diretamente com criança e adolescente.

Conteúdo:

Violência;
História - a violência doméstica contra criança e adolescente no Brasil;
Conceito de Violência doméstica contra criança e adolescente;
Perfil do Agressor.

Carga horária:

20 horas.